Monte Roraima – O que levar? – Guia de equipamentos

Abaixo está uma lista com os principais itens levei para a trilha de 8 dias (2 dias de ataque ao cume + 4 dias no cume + 2 dias de retorno), porém ela é facilmente adaptada a sua necessidade e tempo disponível.

EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS

Mochila Cargueira

Com agência: possivelmente uma mochila com menor litragem; sem agência (meu caso): levei uma de 70 litros com todo equipamento e alimentação. Recomendo os modelos da Deuter, Osprey e Curtlo.
Pós-trilha: eu mudaria a mochila, pois não usei toda a litragem. 50 litros seria ideal para mim . Litragem maior às vezes significa maior peso, como no meu caso.

Mochila de ataque 10 a 15 litros

Para passeios curtos. Recomendo as da Quechua: baratas e resistentes.

Pós-trilha: só uso ela! Compacta, flexível e cabe bastante coisa! <3

Barraca

Com agência: possivelmente eles fornecerão as barracas.
Sem agência: dê preferência para as mais leves ou divida a barraca com outros. Levamos uma Quechua em que couberam os 3 trekkers + mochila tranquilamente.

Saco de dormir

Escolha um com temperatura conforto compatível com sua necessidade. Como sou muito friorenta, levei um Deuter Orbit  . Não passei frio em nenhum momento e em alguns momentos senti calor dentro da barraca. Claro que também haviam mais 2 pessoas junto, o que ajuda no aquecimento.

Pós-trilha: Adorei ele. Mas poderia ter levado um mais leve, com a mesma temperatura conforto (infelizmente no Brasil os mais leves são mais caros).

Isolante térmico

Recomendo os infláveis. Não vale a pena os de EVA, a não ser que você não se preocupe com o conforto. Seria viável apenas para trilhas de até 2 pernoites. O da Queshua (ótimo custo benefício) pesa umas 700g. O meu da Doite pesa 500g.

Saco estanque

Importante para manter seus equipamentos secos. A chance de pegar chuva inesperada é grande e existe muita umidade à noite. Um de 20 a 30 litros resolve. Levei um da Sea to Summit de 35 litros para proteger o isolante, saco de dormir e roupas e um outro menor para os eletrônicos.
Pós-trilha: adorável! Sempre uso.

Bastão de caminhada

Indispensáveis em longas caminhadas. Dão estabilidade e poupam os joelhos. Tenho dois da Quechua Forclaz. Ótimo custo benefício.

Pós-trilha: adorável! Sempre uso em trekkings longos.

VESTUÁRIO
Segunda pele (superior e inferior)

1ª camada de proteção: importante para manter a temperatura corporal. As da Decathlon são boas, mas me apaixonei pela Curtlo Thermo Plus.

Pós trilha: ela é bem “quentinha”; ótima para pessoas friorentas como eu. E ainda rola de sair no dia-a-dia por conta do design. O único contra é o valor.

Fleece

2ª camada de proteção: importante para “esquentar” o corpo – são nossas blusas de frio com nome chique. Já tive vários. Os da Quechua são razoáveis – bom custo x benefício. Existem melhores, claro, mas esse aguentou bem o frio na Serra Fina em que peguei 3 negativo, por exemplo.
Pós-trilha: gostei bastante, mas é delicado indicar pois cada um sente o frio de uma forma. Por isso é bom pesquisar bastante e ir testando.

Anorak

3ª camada de proteção: importante para cortar o vento e te manter seco. Cuidado ao escolher: existem aqueles que vêm na leva do “3 camadas em 1”. O ideal é comprar separado. Cada camada com sua função. Fiz o Monte Roraima com um emprestado da The North Face (bem mais caro). Hoje eu uso um da Quechua com capacidade para aguentar 8 mil mm de chuva. 
Pós-trilha: adorável! Não troco mais.

Calça de caminhada

Opte por aquelas com tecidos estilo rip stop: mais resistentes. Tenho uma da The North Face e a acho incrível pois é conversível em short, ou seja, tenho duas roupas em uma. O único defeito é o valor. Quando comprei estava super em conta.:

Sugiro as da Quechua e MTK: custo x benefício ótimo!Só não esqueça de comprar as conversíveis. 🙂 Para as meninas: leggings são ótimas tb. Volta e meia alternado entre os dois modelos. Opte pela as mais respiráveis e tecido maleável.

Pós-trilha: sucesso! Usei demais a conversível e a legging. 🙂

Roupa íntima

Opte pelas confortáveis e respiráveis. A Lupo tem modelos bons. Acabei comprando aquelas sem costura que podem ser usadas, também, como roupa de banho (na cor preta, claro rs).

Roupa de banho Vide comentário acima. Mais roupa = mais peso.
Roupa de dormir

Eu dormia com minha segunda pele, devido ao frio, mas é bom levar algo mais leve.

Meias As da Selene são ótimas. Evite as comuns de algodão, pois transpiram muito.
Luvas

Não utilizei, mas a Decathlon possuem as corta vento impermeáveis + fleece, ideal para o clima do Monte, caso seja necessário.

Ecohead/buff

Material super versátil. Você pode utilizar como máscara, protetor de pescoço, nariz e boca; protetor de cabeça, e etc. E o melhor: super leve e baratinho. Saiba mais aqui.

Chapéu/boné

Importante para proteção da cachola, mas pode ser facilmente substituído pelo  ecohead acima.

Bota

Opte por solado anti-derrapante. Fui com uma Vento Finisterre, com bom custo x benefício, porém não é das melhores. Gosto de botas mais confortáveis. Algumas pessoas adoram esse modelo para o Caminho de Santiago. Daí vale a opção pessoal. Hoje em dia uso uma Salomon, porém já quero trocar pois produz algumas bolhas, apesar de mais confortável que a Vento. Pesquise! ;]

Papete/Sapatilha

São ótimas! O terreno dos acampamentos no Monte Roraima é arenoso, ou seja, meu pé sempre sujava e fica gelado com chinelo. Os amigos que levaram sapatilha se deram bem. 🙂 Opte pelas leves e com solado antiderrapante.

ACESSÓRIOS
Streamer 

Ótimo para a caminhada de aproximação e ataque ao cume do Monte. Tenho um de 3 litros da Deuter e adoro!

Carregador portátil 

Observe bem o peso. Também existe a opção dos solares. Para as trilhas de muitos dias é ótimo levar um para carregar maquina fotográfica e celular.

Isqueiro

Tenho um no modelo “maçarico”. Foi bem baratinho e acho melhor que os tradicionais (além de poder reabastecer depois).

Apito Item de sobrevivência. O amarre em sua mochila para sempre. Evite o de bolinhas.
Lanterna de mão,Headlamp, pilhas Opte por aquelas com muitos lúmens e a pilhas. Bateria acaba quando você menos espera. Se for à prova d’água melhor ainda.
Life Straw / Mini Sawyer

Filtro de água.  O Mini Sawyer é mais prático, caso você fique em dúvida entre os dois, pois o filtro fica próxima à válvula da “garrafinha” e você pode armazenar água, enquanto que o Life Straw você deve sugar a água e não existe a opção de armazenamento.  Levei o Life Straw mas não achei necessário. Dá para tomar a água do Monte tranquilamente apenas adicionando pastilhas de cloro.

Cordelete

Bom para você fazer o varal. Com a umidade as roupas molham muito.

Silvertape, Fita isolate

Para reparos diversos. Enrole em uma caneta. Evite leve os dois rolos inteiros para não ocupar volume desnecessário.

KIT PESSOAL / HIGIENE
Escova de dente

Opte pelas dobráveis ou mini, para nao ocuparem tanto espaço.

Pasta de dente Opte pela mini.
Protetor Solar

Não leve o tubo inteiro. Coloque em um recipiente de 40 ml no máximo.

Lenços Umedecidos

Usei bastante! Item essencial quando você não toma banho. No meu caso, tomei banho 3 vezes num período de 8 dias. “ – Mas Ju, como você aguentou?” Bem, o tempo estava muito frio, então tomar banho era uma odisséia. E com o frio, não suava tanto, então o mau cheiro quase nao existia (claro que também levei um óleo corporal num frasco de 18 ml, já que perfume não rolava. Ficava cheirosa e hidradata ao mesmo tempo rs

Sabão de côco ou biodegradável

Corte o sabão ao meio. Não precisa levar a barra toda. Deu para os 8 dias tranquilo e ainda lavei roupa. 🙂

Óleo para pele Vide comentário dos Lenços Umedecidos.
Cortador de unha

Importante demais! Mas a dica é fazer/cortar as unhas dois dias antes de começar a trilha, para não correr o risco de inflamar/encravar.

Saco de lixo

Não seja um porquinho na trilha. Tudo que você descartar, jogue num saco e depois leve à lixeira mais próxima, no caso em Santa Elena de Uiarén, cidade base.

KIT PRIMEIROS SOCORROS BÁSICO
(procure um médico antes para eventuais restrições)
Relaxante Muscular Dorflex é ótimo para os dias de longas caminhadas. Acredite, o topo do Roraima é imenso!
Anestésico
Antitérmico
Antialérgico Utilizo o Fenergam em comprimido e em pomada. Existem aqueles que dão mais sono que outros, então avalie bem.
 Pomada relaxante  Levei Gelol
 Vaselina Melhor anti-atrito para evitar bolhas nos pés
 Álcool em Gel  Indispensável. Opte por aqueles em frascos menores.

KIT DE COZINHA  (uso individual e coletivo sem agência)

Jogo de Panelas 

Utilizamos as da Quechua. Leves e atendeu bem às 3 pessoas. Deu super certo pois ainda podemos colocar alguns itens dentro para aproveitar o espaço.

Copo

 O que veio dentro do conjunto de panela serve super bem; de plástico e leve.

Talheres (garfo e colher)

 Mesmo acima.

Fogareiro

Existem dois modelos leves e bons.
Utilizamos um da Guepardo no Monte: leve e compacto. Ainda vem com uma caixinha protetora em que você pode colocar mais itens dentro, como sal, açúcar e isqueiro. Os da Azteq também são recomendáveis, pois não ocupam espaço quase nenhum: ficam no fundo do gás-tek.

Importante: sempre leve um fogareiro a mais, pois eles podem estragar. Respeite a máxima: “Quem tem dois, tem um.”

Gás

Faz par com o fogareiro acima. O modelo é o Tekgás. Verifique a melhor forma de levar até a Venezuela, pois gases não são permitidos no avião. Procure por lojas que vendem em Boa Vista/RR.

Farei um post à parte sobre as comidinhas que levei ao Monte Roraima (com fotos) para explicar bem como fiz. Deu super certo. Em breve! 🙂

Um item MUITO importante que deve ser mencionado à parte é o Shit-Tube: tubo de PVC utilizado para armazenar as fezes e não degradar o meio ambiente. O Monte Roraima é um santuário. Já pensou se todos os turistas que subissem lá em cima fizessem suas necessidades? O local não seria mais transitável. Portanto, vamos preservar.

Saiba como fazer seu shit tube AQUI.

20160205_203550
Shit-tubes com as iniciais de nossos nomes. :D.

E aí, curtiram o post? Qualquer sugestão ou dúvida, mandem nos comentários.
Até breve e #keeptrekking. 🙂

2 thoughts on “Monte Roraima – O que levar? – Guia de equipamentos

  1. Ju, nem acredito que estaremos juntas nessa aventura para o monte Roraima!!!!!! Viagem dos sonhos! Tô revirando seu blog rsrs…ajuda demais em minhas dúvidas! Especialmente esse post aqui sobre o que levar. Show garota!!! Tô colando em ti kkkkkk. Bjs aventureira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *