Cachoeira Água Fria, a rainha do cerrado – Guia rápido

Uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, sem dúvida, com seus quase 100 m de altura. A trilha também é um espetáculo à parte!

Está localizada na cidade de Formosa/GO e é considerada uma trilha técnica, com pontos de dificuldade. NÃO se aventure sozinho.

Veja o vídeo maravilhoso feito pelo pessoal do Trekking Brasília, o melhor grupo do mundo, sobre essa cachoeira. Recomendo demais para ter uma noção de como é de fato: VÍDEO CACHOEIRA ÁGUA FRIA – TREKKING BRASÍLIA.

Abaixo você encontra todas as informações essenciais para chegar a essa maravilha do cerrado:

COMO CHEGAR

Saindo de Brasília – Posto Flamingo (https://goo.gl/maps/ybWd76jVxss): 80 km de asfalto pela BR-020 até Formosa sentido Parque Municipal do Itiquira. Após, siga pela GO-116 por 25 km (rodovia asfaltada) . No entroncamento (trevo) da GO-524 com a GO-116, mantenha-se à direita e continue pela GO-116, a qual se torna estrada de chão. Percorra aproximadamente 35 km de estrada de chão (tranquila com “costelinhas” – qualquer carro passa) até a Fazenda Água Fria, cuja placa fica à esquerda da estrada.

– Já na propriedade, é necessário contratar um guia para indicar o direcionamento, pois deve-se abrir algumas porteiras/colchetes.

– Os 3 km finais são de estrada/trilha (recomendo carro 4×4). Caso decida não percorrer esse trecho de carro, estacione antes em uma clareira depois da última porteira e inicie a caminhada. 

20160612_080923
Trecho de 4×4.

– Caso opte por avançar de 4×4 pelos 3 km finais, serão 1,8 km de caminhada por trechos tranquilos, porém em mato fechado e com espinhos, e depois mais 1,5 km (trecho difícil), cruzando várias vezes o Rio Água Fria.

– Fizemos a trilha sem 4×4 e levamos 3h30 para chegar até a Cachoeira.

INFOS ÚTEIS

-Recomendo o acompanhamento de um guia da região, pois o nível da trilha é moderado com pontos de muita dificuldade e perigo. Recomendamos a contratação do Sr Leonardo como guia; atencioso e conhecedor da região. Contato: 61 9973 60 20. O valor é por grupo, então fica bem barato para cada pessoa. Vale a pena!

– Preserve o meio ambiente: leve sempre um saco de lixo para guardar o resto de comida, embalagens e etc. O local é sensível e devemos respeitá-lo. 

– Não precisa levar muita água: 1,5 L é o suficiente, pois a caminhada é em leito de rio. Não leve peso desnecessariamente. O trajeto possui vários pontos para se reabastecer a garrafinha com água mineral. Se achar necessário, leve Clor-inLife Straw ou Mini Sawyer.

– Cuidado onde pisa. Encontramos cobra. 


– Por estar em um cânion, existe um período do dia em que o sol aparece mais. Cheguem na cachoeira  até 11h da manhã para pegá-la no ápice. 

13322155_797016193767807_8884768061101278717_n
Foto @renan_braga

– Sempre esteja disposto a ajudar seus companheiros de trilha. Na parte final as pedras são muito difíceis de transpor. Espírito de equipe é primordial para evitar acidentes.

– A trilha é cansativa porém vale muito a pena. Saímos 5h do Posto Flamingo, começamos a trilha às 8h (trilha a pé) e chegamos nos carros às 17h.

Equipos Agua Fria2

 

 

 

Agradecimento especial ao @renan_braga e ao Jhonantan Hebert que me ajudaram com o relato  e disponibilizaram as fotos lindas da galeria. Grata também ao grupo do Trekking Brasília que me acompanhou nessa viagem. Que energia boa! 🙂 #keeptrekking

6 thoughts on “Cachoeira Água Fria, a rainha do cerrado – Guia rápido

    1. Oi, Queiroz. Tudo bem? O guia leva umas 10 pessoas tranquilamente, mais que isso fica complicado na logística. Mas liga para ele para ver direitinho. O telefone está no post. O grupo que foi antes de mim pagou no máximo 150 reais pela guiada. Então ficou bem barato para cada pessoa.
      Eu editei o post colocando um vídeo que mostra bem a trilha. Dá uma olhada ;]

      Espero que tenha sido útil.

      Atenciosamente,

      Jussiara Ferreira
      @jutrekker
      http://www.facebook.com/mochilainsana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *