Monte Roraima – Visão Geral

LOCALIZAÇÃO: leste do Brasil (5%), sul da Venezuela (85%) e norte da Guiana (10%).
A área do Monte está protegida pelo Parque Nacional Canaima (sexto maior parque do mundo) na parte venezuelana e Parque Nacional do Monte Roraima na parte brasileira. A subida mais segura até o momento se faz pelo lado venezuelano. Subir pelo Brasil/Guiana por enquanto só escalando. Ainda não foram divulgados outros acessos viáveis ao público. Assim é necessário atravessar a fronteira Brasil-Venezuela. Santa Elena de Uiarén é a cidade fronteiriça e o último ponto com toda a estrutura para o turista.  Para chegar ao Monte é necessário acessar o Parque Nacional Canaima, pelo povoado indígena Paraitepuy.

MAPA RORAIMA 2

ALTITUDE: ponto culminante – El Maverick, 2810 m do nível do mar, o qual 20160213_085527se encontra na área da Venezuela. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte  do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países. Alcança a maior altitude entre os mais de 20 tepuis (montes em formato de mesa) que se encontram dentro do Parque Nacional Canaima.

 

FLORA E FAUNA: Apresenta flora e fauna presentes em poucos lugares do mundo, marcadas pelo endemismo (espécies surgidas em local restrito). Ou seja, você poderá se deparar com espécies inéditas ao caminhar no cume do Monte.

CLIMA: influenciado pelo clima tropical, devido a proximidade da Linha do Equador. Temperatura média anual: 20º a 22º C. As condições climáticas no topo variam em relação a base. No cume as temperaturas variam muito, podendo, no mesmo dia haver chuva com vento forte a sol. Fui no meio de Fevereiro, considerado um bom mês, e peguei chuva nos 3 primeiros dias. Fez muito frio, ventou e a neblina tomou de conta. Nos outros dias o tempo ficou mais ameno. Nos último dia pegamos as paisagens sem nevoeiro.


HIDROGRAFIA
: do cume se desprendem vários saltos e cascatas.foto cachu roraima Acima deles encontram-
se as nascentes dos rios Arabopó, Cotíngo, Waruma-Paikwa, rios que alimentam por sua vez aos rios Orinoco, Amazonas e Essequibo.

HISTÓRIA: Primeiro tepui a ser escalado pelo homem. Em 18 de dezembro de 1884, os ingleses Everhard In Thurn e I. Perkins, em uma expedição organizada pela Royal Geographical Society de Londres, em companhia de um grupo indígena pemon Arekuna, alcançaram a primeira ascenção à montanha, estabelecendo assim a primeira rota ao topo (mesmo caminho utilizado pelos excursionistas atualmente, pelo lado venezuelano).
A origem do nome Roraima não é totalmente compreendida. Inicialmente era chamado de “o Pai de todas as águas”. Alguns indígenas traduzem como “Grande Verde azulado” ou Roroi-Ima, sendo ‘Ima’ um sufixo para o adjetivo “Grande”, e ‘Roroi’, “Verde Azulado”, devido à cor esverdeada que a montanha aparenta à distância.
A história de uma dessas incursões inspirou sir Arthur Conan Doyle a escrever o livro O Mundo Perdido, em 1912. O filme Up – Altas Aventuras também teve o Monte como cenário.

 

Leia também!

Monte Roraima – Como Chegar

Monte Roraima – Custos Totais

5 thoughts on “Monte Roraima – Visão Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *